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Regras do Poker Texas Holdem


No início do jogo de Poker Texas Holdem, o Dealer baralha as 52 cartas de um baralho normal. Contudo, quando existe a falta de Dealers ou em jogos caseiros, as cartas podem ser dadas pelos próprios jogadores. Nestes casos, o Dealer vai variando de acordo com o sentido dos ponteiros do relógio. Nos jogos com Dealer existe um botão chamado de “Dealer Button”, que se vai movendo no sentido dos ponteiros do relógio, de jogador em jogador, em cada jogada. O “Dealer Button”, indica qual o jogador que seria o Dealer caso este fosse um jogo caseiro.

O “Dealer Button” era originalmente chamado de “the Buck”. E foi o que deu origem à frase “the buck stops here”. É usado para o Dealer/Croupier saber por onde deve começar a distribuir as cartas na mesa. Neste caso, o primeiro jogador a rceber carats é o que se encontra imediatamente á esquerda do Dealer Button.

As Blinds SB BB

Não existe a obrigação dos jogadores de Texas Holdem apostarem as “Antes”; em vez disso, existem duas apostas forçadas chamadas Casadelas. O jogo começa com os dois jogadores, à esquerda do Dealer, colocando uma predeterminada quantia de dinheiro (chamada casadela) no pot, mesmo antes das cartas serem distribuídas, assegurando assim que em todas as jogadas exista algum dinheiro a ser disputado. Em torneios esta quantia é aumentada segundo um padrão que possibilite a eliminação dos jogadores. Quase sempre, a Pequena casadela (small blind SB), jogador posicionado imediatamente à esquerda do Dealer, coloca metade da aposta mínima, e o jogador à sua esquerda (Big Blind) coloca a aposta mínima na sua totalidade. A isto chama-se “Fazer as casadelas”.

O Jogo

Cada jogador recebe duas cartas, com as faces voltadas para baixo (the Hole Cards). O jogador tenta manter as suas cartas escondidas para que os outros jogadores não as vejam; usualmente os jogadores escondem as cartas com as duas mãos e para vê-las dobram a ponta das mesmas, evitando ao máximo a sua exposição aos adversários. As “Hole Cards” têm de se manter na mesa, podendo momentaneamente ser levantadas para assim o jogador poder vê-las na sua totalidade. Depois têm de ser recolocadas na mesa, podendo o jogador consultá-las as vezes que desejar; esta consulta só poderá ser feita pelo “dono” das cartas. (Sempre que jogar na Everest Poker você é o dono das suas cartas).

O objectivo deste jogo é fazer a combinação destas duas cartas com as cinco cartas que serão eventualmente distribuídas à frente do Dealer (“the Board”) para assim poder fazer a melhor mão de poker entre os jogadores da mesa. Esta mão tem de consistir nas duas cartas do jogador combinadas com as três melhores cartas da comunidade, uma carta do jogador mais quatro da comunidade, ou ocasionalmente, apenas com as cinco cartas da comunidade. O jogador com a melhor combinação ganha o Pot (acumulação das apostas nessa jogada).

Primeira Volta de Apostas

A primeira volta de Apostas começa imediatamente depois das duas cartas serem distribuídas pelos jogadores. O primeiro jogador a falar é aquele que se encontra à esquerda da Grande Casadela. Em jogos sem serem torneios, antes das cartas serem distribuídas o jogador à esquerda da Grande Casadela poderá apostar o dobro da quantia da Grande Casadela, tornando-se assim numa terceira Casadela. A isto damos o nome de Straddle. A vantagem disto para a Terceira Casadela é a de que ele será o último jogador a falar, levando a que tenha em consideração as apostas de todos os outros jogadores.

O primeiro a falar (o jogador imediatamente à esquerda da Grande Casadela ou Straddler) tem três opções: Igualar(Call), Aumentar (Raise) ou Desistir (Fold).

Para Igualar, o jogador aposta uma quantia igual à Grande Casadela ou Straddler.

Para Aumentar, o jogador adiciona uma determinada quantia. O valor desta quantia varia consoante o tipo de jogo que está a se realizar: em jogo Com Limite, é uma quantidade fixa a qual poderá ser limitada após um determinado número de voltas; normalmente quatro na Internet. No jogo com Limite de Pot, a quantia a apostar não poderá ser maior do que aquela que já exista no Pot; no jogo Sem Limite, poderá ser qualquer quantia, limitada unicamente pelo número de fichas que o jogador tiver à sua frente.

Para Desistir o jogador coloca as suas duas cartas com a face voltada para baixo empurrando-as para o centro da mesa onde estas constituirão o Muck. Quando qualquer carta tocar o Muck, será considerada uma carta Desistida. O jogador que Desistir não fará mais parte dessa jogada sendo que as apostas até então realizadas serão consideradas perdidas em favor do Pot.

Os jogadores seguintes têm as mesmas três opções, além da hipótese de aumentarem uma aposta prévia. O valor do aumento tem de ser pelo menos igual ao aumento anterior.

O Flop

Depois da primeira volta de apostas o Dealer queima a primeira carta do baralho. A isto se chama Queimar, e deve-se ao facto de que alguém poderia ter visto a carta de cima, e prevenindo simultaneamente a batota. A carta Queimada é colocada ao lado do Flop, por baixo da próxima Carta Aberta ou no Muck.

Em seguida o Dealer coloca na mesa três cartas com a face voltada para cima. A estas cartas damos o nome de Flop.

Segunda Volta de apostas

Esta volta de apostas e todas as seguintes começam no jogador que se encontra imediatamente à esquerda do Dealer, que ainda esteja a jogar esta mão. Adicionalmente às opções de Chamar, Aumentar ou Voltar a Aumentar, os jogadores agora têm a hipótese de Passar – têm a possibilidade de se manterem a jogar a mão sem terem de fazer uma aposta, até que seja a sua vez de falar.

Aquando de uma aposta, o jogador poderá escolher Passar essa quantia ou Aumentar a aposta (ou aumentar uma aposta já aumentada, quando aplicável). Se o jogador não optar por nenhuma das anteriores opções, terá de Desistir. Embora no final da volta todos os jogadores tenham colocado o mesmo valor de apostas, haverá a excepção de um jogador que tenha um número inadequado de fichas, ter feito All-In (isto é, quando não tiver o número de fichas necessário para fazer Call, terá de apostar as fichas que lhe restam) e aí um ou mais Pots laterais terão de ser estabelecidos, limitando a quantia que poderá ser ganha por esse jogador a uma acumulação das mesmas quantias do Pot principal dos outros jogadores que contribuíram para esse mesmo Pot.

O Turn (também chamado Fourth Street)

Depois da segunda volta de apostas estar concluída, outra carta é queimada do baralho, e a seguinte é exposta e adicionada às outras três cartas da Comunidade. A esta carta chamamos a carta Turn.

Terceria Volta de Apostas

Nos jogos Com Limite, o valor afixado dobra e será o mesmo para a última volta de apostas.

O River (também designado Fifth Street)

Após a conclusão da terceira volta de apostas, outra carta será queimada do baralho, e a quinta e última carta será adicionada às cartas da Comunidade. A esta carta damos o nome de River.

Quarta Volta de Apostas

Esta quarta volta precede o Show-Down, quando os jogadores em acção mostram as suas cartas aos outros jogadores. Se dois ou mais jogadores têm a mesma mão, a seguinte carta mais alta na mão dos jogadores (chamado de Kicker) é usada para desempatar. Se ainda assim não houver uma carta que dê para desempatar, o Pot é dividido entre os jogadores.

Os jogadores que pretendam usar as cinco cartas da Comunidade para fazer a sua mão, terão de anunciá-lo antes de deitar as suas duas cartas fora; de outra forma serão excluídos da divisão do Pot.

Erros do Dealer

Se a primeira carta dada ficar com a face exposta, será anunciado jogada anulada, voltando o Delaer a baralhar todas as cartas outra vez, cortando-as e voltando a dá-las.

Se outra carta ficar com a face exposta por culpa do Dealer, a distribuição das cartas continua. A carta exposta não poderá ser guardada pelo seu jogador. Após terminar de distribuir todas as cartas pelos jogadores, o Dealer dá a carta de cima do baralho ao jogador cuja carta tinha ficado exposta, fazendo com que a carta exposta seja usada para ser queimada. Se mais do que uma carta ficar exposta será anunciado jogada anulada e o Dealer terá de voltar a baralhar, cortar e dar as cartas de novo.

Se por ventura o Flop tiver mais do que três cartas, este terá de ser dado outra vez, mesmo que fosse possível determinar com exactidão a carta que tinha saído a mais.

Se o Flop tiver de ser dado outra vez por causa das cartas terem sido dadas prematuramente antes das apostas terem sido concluídas, ou o Flop tiver mais do que três cartas, as Cartas da Comunidade serão misturadas com o resto do baralho. A carta queimada permanecerá na mesa. Depois de baralhadas, as cartas são cortadas, e o Dealer dará um novo Flop sem queimar qualquer carta.

Se o Dealer der a quarta carta na mesa antes da volta de apostas estar concluída, a carta será tirada do baralho nessa jogada, mesmo que os jogadores seguintes decidam Desistir. As apostas serão então completadas. O Dealer queima e dá a quarta carta (se não tivesse existido este percalço, esta seria a quinta carta da Comunidade). Após esta volta de apostas o Dealer volta a baralhar, incluindo a carta que foi excluída do jogo, mas não incluindo as cartas queimadas ou descartadas. O Dealer corta o baralho e dá a última e quinta carta da Comunidade sem queimar alguma carta. Se por acaso a quinta carta for dada prematuramente, as restantes serão novamente baralhadas e dadas da mesma maneira.

Se o Dealer por distracção der uma terceira carta ao primeiro jogador (após todos os jogadores terem recebido as suas duas cartas), a carta voltará para o baralho e será usada para ser queimada. Se o Delaer acidentalmente der mais do que uma carta extra, a jogada será anulada.


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