REGULAMENTO DE TORNEIOS DE POKER – JUL/2018

Este é o regulamento de torneios de poker da ADTP. Ele segue o padrão internacional de regulamento da TDA. A ADTP é composta de profissionais de salas de poker de toda a América Latina, cujo objetivo é redigir um conjunto de regras padronizadas para torneios de poker. As regras da ADTP a seguir complementam as “regras da casa” deste torneio. 

 

CONCEITOS GERAIS

1. EQUIPE DE SUPERVISÃO / FLOOR: A equipe de supervisão deverá considerar o melhor interesse da disputa e a justiça como maiores prioridades no processo de tomada de decisão. Circunstâncias incomuns podem exigir uma decisão que se utilize de bom senso e, no interesse da justiça, tome precedência sobre as regras técnicas. A decisão do pessoal de direção e supervisão do torneio é final.

 

2. RESPONSABILIDADE DO JOGADOR: É responsabilidade dos jogadores: conferir os dados de sua inscrição e designação de assentos; proteger as suas cartas; tornar as suas intenções claras; acompanhar a ação da mesa; agir na sua vez com terminologia ou gestos apropriados; defender o seu direito de agir; manter suas cartas visíveis; manter suas fichas empilhadas corretamente; permanecer à mesa quando com uma mão viva; abrir corretamente todas as suas cartas quando concorrer no showdown; fazer-se ouvir quando houver um erro acontecendo; pedir tempo quando justificável; mover-se para outra mesa rapidamente; respeitar à regra de “um jogador por mão”; conhecer e respeitar as regras; seguir a etiqueta apropriada e, em geral, contribuir com a organização do torneio.

 

3. TERMINOLOGIA E GESTOS OFICIAIS PARA TORNEIOS DE POKER: Termos de apostas oficiais são declarações simples, inconfundíveis, feitas em momento oportuno, como: bet (aposta), raise (aumento), call (pagamento), fold (desistir), check (mesa), all-in (todas as fichas), pot (apenas na modalidade potlimit), e completar. Termos regionais podem atender este padrão. Além disso, os jogadores devem usar gestos com cautela quando enfrentam uma ação; bater levemente na mesa é um check (mesa).O uso de linguagem ou gestos fora do padrão é de responsabilidade do jogador, pois pode resultar em uma decisão diferente do pretendido por ele. É responsabilidade do jogador tornar as suas intenções claras. Veja regras 40 e 49.

​4. DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS E COMUNICAÇÃO: Os jogadores não podem falar ao telefone enquanto estiverem à mesa de poker. Toques do telefone, música, etc. devem ser inaudíveis aos outros jogadores. Aplicativos e/ou tabelas de auxílio ao jogo não poderão ser utilizadas por jogadores que tenham uma mão viva. Outros equipamentos eletrônicos, ferramentas ou utensílios, fotografias, gravações de vídeos e comunicações não devem criar distúrbio e estarão sujeitos às regras da casa ou regulamentação de jogo.

​5. LÍNGUA OFICIAL: Somente o idioma do país onde o torneio é realizado e o inglês serão permitidos enquanto sentado à mesa.

 

 

ACOMODANDO JOGADORES; DESFAZENDO E BALANCEANDO MESAS

​6. ACOMODAÇÃO ALEATÓRIA E CORRETA: Assentos de torneios e satélites serão designados aleatoriamente. Um jogador que comece o torneio em um assento errado e com o montante correto de fichas será movido para o lugar correto e levará seu stack atual.

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  • ALTERNATES, REGISTRO TARDIO E REENTRADAS: 

    • Os jogadores em alternates, registros tardios e reentradas receberão stacks completos. Estes serão sorteados aleatoriamente utilizando o mesmo processo e com a mesma oferta de assentos que um novo jogador e jogarão imediatamente, exceto se sentados entre o small blind e o botão.

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  • Em eventos com reentradas, se for permitido que um jogador desista das suas fichas para comprar uma nova inscrição, as fichas abandonadas serão removidas do torneio.

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  • NECESSIDADES ESPECIAIS: Acomodações para jogadores com necessidades especiais serão feitas quando possível.

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  • DESFAZENDO MESAS: Jogadores de uma mesa que foi desfeita terão seus novos assentos designados através de um processo duplo de randomização. Podem preencher qualquer assento, incluindo o big blind, small blind ou o botão. O único lugar no qual não receberão uma mão é quando ocuparem um lugar vazio entre o botão e o small blind. Veja o anexo de exemplos.

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  • BALANCEANDO MESAS E PARALISANDO O JOGO:  

    • Em jogos de flop e modalidades mistas, ao balancear as mesas, o jogador que será o próximo big blind será movido para a pior posição, incluindo sendo big blind sozinho se necessário, mesmo que isto signifique que o assento terá o big blind duas vezes. A pior posição nunca será o small blind. Em eventos de Stud os jogadores serão movidos por posição (a última posição vazia será a primeira a ser preenchida). 

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  • Em modalidades mistas (por exemplo, HORSE), quando o jogo mudar de Hold’em para Stud, ao final da última mão de Hold’em o botão será movido para a próxima posição como se a mão continuasse de Hold’em e então será paralisado durante o nível de Stud. O jogador movido durante o nível de Stud será aquele que seria o big blind caso a mão fosse de Hold’em. Quando a modalidade retornar ao Hold’em o botão deve estar na posição na qual foi paralisado.

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  • A mesa de onde o jogador será movido será especificada por procedimento predeterminado. O jogo deverá ser paralisado em mesas que tenham 3 ou mais jogadores a menos que as demais.

  • Em eventos com mesas completas, o jogo deverá ser paralisado em mesas que tenham 3 ou mais jogadores a menos que a mesa com o maior número de jogadores. Em outros formatos (ex: 6-handed e turbos) o jogo será paralisado à critério da direção. O fato de não paralisar o jogo não será motivo para um misdeal e os DTs poderão eleger não paralisar uma mesa à seu critério. À medida que o evento progride, quando administrável e apropriado para o tipo de jogo, as mesas serão mantidas o mais bem equilibradas possível.

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  • NÚMERO DE JOGADORES SUGERIDOS NA MESA FINAL: Mesas finais terão o número de jogadores de uma mesa cheia para o evento mais um jogador. (Ex: eventos 9-handed terão 10 na mesa final, Stud 8-handed terão 9, 6-handed terão 7, etc.) Nenhuma mesa final terá mais de 10 lugares. Esta regra não se aplica a eventos heads-up.

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  • POTES / SHOWDOWN

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  • DECLARAÇÕES. CARTAS FALAM NO SHOWDOWN: As cartas falam para determinar o vencedor. Declarações verbais sobre o conteúdo de uma mão não comprometem no showdown; contudo, qualquer jogador que deliberadamente declarar de forma errônea uma mão poderá ser penalizado. Qualquer jogador, na mão ou não, deve falar se ele acha que um erro está sendo feito na leitura de mãos ou na entrega do pote.

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  • ABRINDO AS CARTAS E INVALIDANDO MÃOS VENCEDORAS

    • A forma correta de abrir as cartas no showdown é 1) colocar todas as suas cartas abertas e 2) permitir que o dealer e os jogadores possam ler a mão de forma clara. "Todas as cartas" significa que ambas as cartas em Holdem, todas as quatro cartas da mão em Omaha, todos as 7 cartas em 7-stud, etc. Os dealers devem ler e anunciar os valores das mãos no showdown. 

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  • No showdown o jogador deve proteger a sua mão enquanto aguarda que ela seja lida (veja também regra 65). Se um jogador não mostra totalmente as suas cartas, e então as entrega fechadas pensando que ele ganhou, ele o faz por sua conta e risco. Se as cartas não são 100% recuperáveis e identificáveis e a direção decidir que a mão não pode ser claramente lida, o jogador não tem direito ao pote. A decisão do DT sobre se a mão foi suficientemente apresentada é final.

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  • Dealers não podem matar uma mão que foi aberta e mostrada corretamente e obviamente é a mão vencedora. 

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  • CARTAS VIVAS NO SHOWDOWN: Descartar cartas que não foram mostradas corretamente, viradas para baixo, não as torna automaticamente mortas; um jogador poderá mudar a sua vontade e mostrar as cartas para serem lidas desde que estas continuem 100% identificáveis e recuperáveis. Cartas são “mortas” pelo dealer quando empurradas para o muck ou de alguma outra forma tornadas irrecuperáveis e não identificáveis.

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  • IRREGULARIDADES NO SHOWDOWN OU AO DESCARTAR:

    • Caso um jogador mostre apenas uma carta que tornaria a sua mão vencedora, o dealer deve avisar ao jogador para abrir todas as cartas. Caso ele se recuse, deve-se chamar um floor.

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  • Se um jogador aposta e em seguida descarta suas cartas pensando que ganhou a mão (não se dando conta de que havia mais um jogador na mão), o dealer deve proteger as cartas e chamar um floor. Caso as cartas estejam no muck e não sejam recuperáveis ou identificáveis com 100% de certeza, o participante não terá direito a recuperá-las e não receberá sua aposta de volta. Se o participante apostou ou aumentou a aposta e esta ainda não foi paga, o aumento será retornado ao participante.

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  • ABRINDO AS CARTAS PARA ALL-INS: Todas as cartas de todos os jogadores que chegarem ao showdown devem ser viradas para cima (abertas) imediatamente quando ao menos um jogador está all-in e todas as ações de todos os outros jogadores na mão estiverem encerradas. Nenhum jogador que esteja all-in ou que tenha pago todas as apostas existentes poderá esconder a sua mão sem mostrá-la. Todas as mãos do pote principal e dos potes paralelos devem ser mostradas e estarão vivas. Veja o anexo de exemplos.

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  • SHOWDOWNS SEM ALL-IN E ORDEM DO SHOWDOWN:  

    • Em um showdown sem jogadores all-in, quando as cartas não são espontaneamente expostas ou descartadas, o DT deverá aplicar a ordem do showdown. O jogador que fez a última ação agressiva na última rodada de apostas (última street) será o primeiro a revelar suas cartas. Se não houve apostas na última rodada de apostas, o jogador que seria o primeiro a falar, caso houvesse uma rodada de apostas, deverá mostrar suas cartas primeiro (i.e. primeiro assento à esquerda do botão em jogos de flop, mão alta em stud, mão baixa em razz, etc.). Exceto em casos em que as regras da casa exijam que uma mão seja mostrada na ordem do showdown, um jogador pode decidir não as mostrar.

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  • Um showdown sem all-in é dito incontestado se todos os jogadores, exceto um, descartarem as suas mãos fechadas, sem mostrá-las. O último jogador restante com cartas vivas ganhará a mão e não será requerido que ele exiba as suas cartas para receber o pote.

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  • SOLICITANDO VER UMA MÃO:  

    • Jogadores que não estejam mais com as suas cartas no showdown ou que as tenham entregado fechadas ao dealer sem exibi-las, perdem o direito ou privilégio que venham a ter de pedir para ver outras mãos. Mãos que são exibidas a pedido de outro jogador são consideradas vivas e concorrem ao pot.

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  • A critério da direção, quando houver uma aposta no river, qualquer pagador pode ter o direito de ver as cartas do agressor a pedido (“a mão que ele pagou para ver”) uma vez que este pagador ainda esteja de posse das suas cartas. A decisão do Diretor do Torneio será aplicada para todos os outros pedidos como para ver a mão de outro pagador, ou se não houver apostas no river. Veja anexo de exemplos.

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  • JOGANDO COM AS CARTAS COMUNITÁRIAS NO SHOWDOWN: Cada jogador deve mostrar todas as suas cartas quando jogando com as cartas comunitárias para concorrer ao pote (ver regra 13, A).

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  • CONCEDENDO FICHAS INDIVISÍVEIS: Fichas indivisíveis serão divididas nas menores denominações possíveis ainda em jogo. 

    • Em jogos de flop quando houver 2 ou mais mãos altas ou duas ou mais mãos baixas, a ficha indivisível irá para o primeiro jogador à esquerda do botão.  B) Em stud high, razz, e se houver duas ou mais mãos high ou low em stud/8, a ficha indivisível irá para a carta mais alta, por naipe, dentro do melhor jogo ganhador com 5 cartas. 

    • Em jogos H/L, a ficha indivisível no pot total irá para o pot high. 

    • Em caso de mãos idênticas no high e no low o pote será dividido o mais igualitário possível. Veja anexo de exemplos.

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  • POTES PARALELOS: Cada pote paralelo será separado na mesa.

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  • POTES OU MÃOS CONTESTADOS: A declaração de uma mão que foi aberta poderá ser contestada até que a próxima mão comece (ver regra 23). Erros de contagens ao entregar um pote poderá ser contestado até que haja ação substancial na próxima mão. Caso uma mão termine durante um intervalo, o direito de qualquer contestação termina 1 minuto após o pote ser entregue ao ganhador da mão.

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  • PROCEDIMENTOS GERAIS

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  • NOVA MÃO E NOVOS LIMITES: Um novo nível não será anunciado antes que o relógio tenha chegado ao zero. Quando o tempo de nível terminar e um novo nível for anunciado por um membro da organização, o novo nível será aplicado na próxima mão. Uma mão é iniciada com o primeiro riffle do baralho. Caso seja usado um embaralhador automático, a mão é iniciada quando o botão verde é pressionado num embaralhador automático ou quando houver troca do dealer.

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  • CHIP RACE E COLOR-UPS PROGRAMADOS:  

    • Nos color-ups programados, haverá o chip-race a partir do assento 1, com um máximo de uma única ficha dada a um jogador. Os jogadores não podem ser eliminados de um torneio por perder fichas no chip-race: um jogador que perder a ficha restante em um chip-race receberá uma ficha da mais baixa denominação ainda em jogo.

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  • Os jogadores devem ter suas fichas totalmente visíveis e são incentivados a assistir ao chip-race.

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  • Se após o chip-race, o jogador ainda tem fichas de uma denominação removida, elas serão trocadas por denominações atuais só em igual valor. As fichas de denominação removidas que não completem o total de, pelo menos, o menor valor ainda em jogo, serão retiradas sem compensação.

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  • CARTAS E FICHAS MANTIDAS VISÍVEIS, CONTÁVEIS E MANEJÁVEIS. COLOR UPS NÃO PROGRAMADOS:  

    • Os jogadores têm direito a uma estimativa razoável da quantidade de fichas de um oponente, assim, fichas devem ser mantidas em pilhas contáveis. A ADTP recomenda pilhas limpas cada uma com múltiplos de 20 fichas, como padrão. Os jogadores devem manter fichas de valor superior visíveis e identificáveis em todos os momentos.

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  • O DT irá controlar o número e denominação de fichas em jogo e pode retirá-las de jogo a seu critério. Color ups não programados deverão ser anunciados.

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  • Jogadores com mãos vivas devem manter suas cartas visíveis em todos os momentos.

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  • TROCA DE BARALHOS: A troca de um baralho deve ser efetuada durante a troca de dealer ou na mudança de nível, ou ainda, de acordo com o procedimento da casa. Jogadores não poderão solicitar a troca do baralho.

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  • RECOMPRAS (RE-BUYS): Um jogador não pode deixar passar uma mão. Se ele anuncia a intenção de recomprar antes da próxima mão, ele estará jogando assumindo as fichas que entrarão em jogo e é obrigado a recomprar.

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  • RABBIT HUNTING: Não é permitido o “Rabbit hunting”, ou seja, expor cartas que viriam a ser distribuídas, caso a jogada não estivesse encerrada.

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  • SOLICITANDO TEMPO: Caso, a critério do DT, uma quantidade razoável de tempo tenha passado para um jogador realizar uma ação, o DT pode pedir tempo ou aprovar o pedido de tempo feito por qualquer jogador no torneio. O competidor com o tempo contado terá até 25 segundos acrescidos de uma contagem regressiva de 5 segundos para se decidir (total de 30 segundos). Se o competidor enfrenta uma aposta e não houver uma ação até o final da contagem a mão estará morta, caso não esteja enfrentando uma aposta, a ação será pedir mesa. Um empate irá para o jogador. O DT poderá ajustar o tempo permitido para a ação e tomar outros passos para aderir ao formato do torneio e impedir atrasos persistentes. Veja também regras 2 e 75.

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  • JOGADOR PRESENTE / ELEGÍVEL PARA UMA MÃO

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  • AO SEU LUGAR E MÃOS VIVAS: Para ter uma mão viva o jogador deve estar ao seu lugar quando a última carta é distribuída para todos os competidores no início da mão ou ele terá uma mão imediatamente morta. Jogadores que não estejam naquele momento aos seus lugares não poderão olhar suas cartas, as quais serão mortas e recolhidas pelo dealer tão logo a distribuição inicial termine. Seus blinds e antes são cobrados e colocados no pote, e se ele receber uma carta que o faça postar o bring-in em stud, que ele irá postar o bring-in. Um jogador deve estar em seu lugar para solicitar tempo (regra 29). "No seu lugar" significa dentro do alcance de sua cadeira. Esta regra não se destina a tolerar jogadores estando fora de seus assentos, enquanto não envolvidos em uma mão. 

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  • PERMANECENDO À MESA COM AÇÃO PENDENTE: Um jogador com uma mão viva (incluindo jogadores em all-in ou que tenham terminado todas as rodadas de apostas) deve permanecer à mesa durante todas as rodadas de apostas até a conclusão do showdown. Sair da mesa é incompatível com o dever de um jogador para proteger sua mão e acompanhar a ação, e está sujeita a penalidade.

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  • BOTÃO / BLINDS

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  • DEAD BUTTON: O torneio utilizará o dead button.

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  • EVITAR OS BLINDS: Um competidor que intencionalmente tentar pular o blind ao ser movido de mesa, sofrerá uma penalidade. 

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  • BOTÃO QUANDO EM HEADS-UP: Quando heads-up, o small blind será o botão e age primeiro pré-flop e depois pós-flop e em todas as rodadas subsequentes. A última carta é distribuída para o botão. O botão pode ser ajustado para evitar que um competidor pague duas vezes o big blind. 

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  • REGRAS DE DISTRIBUIÇÃO DE CARTAS

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  • MISDEALS (PARTIDA INVÁLIDA):  

    • Misdeals incluem, mas não estão necessariamente limitados a: 1) duas ou mais cartas expostas na distribuição inicial, 2) a primeira carta distribuída ao assento errado, 3) cartas distribuídas a um assento que não tem direito a uma mão; 4) um assento que deveria receber uma mão é deixado de fora; 5) no Stud, se qualquer uma das duas cartas fechadas de qualquer dos jogadores são expostas por erro do dealer, 6) Em jogos de flop, se uma das duas primeiras cartas distribuídas ou quaisquer outras duas cartas fechadas são expostas por erro do dealer; 7) Em casos nos quais a integridade do baralho esteja comprometida (cartas faltantes, ou a mais, ou cartas de baralhos de outro modelo/cor). 

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  • Os jogadores podem receber duas cartas consecutivas no botão (ver regra 37).

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  • Se um misdeal for declarado, a redistribuição deve ser uma exata cópia: o botão não se move, não haverá novos jogadores na mão e os limites devem permanecer iguais. As cartas são distribuídas aos jogadores em uma punição ou que não estavam em seus assentos para a mão original (Regra 30) e as suas mãos são mortas após a distribuição. A distribuição original e a redistribuição contam como uma mão para um jogador cumprindo penalidade, não duas.

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  • Se ocorrer ação substancial, um misdeal não pode ser declarado e a mão deve prosseguir.

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  • AÇÃO SUBSTANCIAL: Ação substancial é definida como: A) a combinação de duas ações em que pelo menos um jogador coloque fichas no pote (aposta, aumento ou pagamento); ou B) a combinação de três ações (mesa, aposta, aumento, pagamento ou desistência). Colocar os blinds não conta como ação substancial. Veja regras 35-D e 44-B.

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  • BOTÃO COM CARTAS A MENOS: Se o botão da mão receber cartas de menos para a modalidade, ele deve anunciar imediatamente. Cartas faltantes para o botão podem ser repostas mesmo que já tenha se passado ação substancial, se permitido para o tipo de jogo. Contudo, se o botão agir com uma mão com o número incorreto de cartas, sua mão estará morta.

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  • CARTAS QUEIMADAS APÓS AÇÃO SUBSTANCIAL: O propósito de se queimar cartas é para proteger o maço de cartas e não para “preservar a ordem do baralho”. Caso haja ação substancial e uma mão seja morta por ter o número incorreto de cartas, o conceito de aleatoriedade é aplicado para as cartas distribuídas dali em diante. O maço do baralho será tratado como normal e uma, e apenas uma carta, será queimada antes de cada nova rodada. Veja anexo de exemplos. 

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  • FLOP COM QUATRO CARTAS E BOARD PREMATURAMENTE ABERTO: Se o flop contém 4 cartas (invés de 3), sejam estas expostas ou não, um floor será chamado. O dealer deve embaralhar as 4 cartas fechadas. O floor selecionará aleatoriamente uma carta para ser utilizada como a próxima queima e as três cartas restantes serão o flop. Para cartas do board prematuramente expostas, veja o “Anexo de Irregularidades no Board”.

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  • JOGADAS: APOSTAS E AUMENTOS

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  • MÉTODOS PARA APOSTAR: VERBALMENTE E COM FICHAS

  • A: Apostas são feitas verbalmente e/ou colocando fichas à frente. Se um jogador fizer os dois, a primeira ação definirá a aposta. Caso seja simultâneo, uma declaração verbal clara e razoável terá preferência. Caso contrário, as fichas definirão a jogada. Em situações duvidosas ou quando a ação verbal e as fichas se contradizem, o DT determinará a aposta baseado nas circunstâncias e na regra 1. Veja anexo de exemplos.

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  • B: Declarações verbais podem ser gerais (“pago”, “aumento”), um valor específico (“dois mil”) ou ambos (“aumento, dois mil”).

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  • C: Em relação às apostas, apenas declarar um valor específico é o mesmo que silenciosamente colocar à frente o mesmo montante em fichas. Ex: Declarar “duzentos” é o mesmo que colocar à frente 200 em fichas.

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  • AGINDO NA VEZ: 

    • Jogadores devem agir na sua própria vez verbalmente ou colocando fichas à frente. Declarações verbais na sua própria vez vinculam quaisquer fichas colocadas no pote que devem permanecer no pote.

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  • Os jogadores devem esperar por valores da aposta anterior antes de agir. Ex: A diz "aumento" (mas não indica qualquer quantidade), e B e C rapidamente desistem. B e C devem esperar para agir até que o valor exato do aumento seja dito. 

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  • DECLARAÇÕES VINCULATIVAS / UNDERCALLS NA VEZ:

    • Declarações verbais gerais, na sua própria vez (ex: “pago”, “aumento”) vincula o jogador com a ação completa atual. Veja anexo de exemplos.

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  • Um jogador realiza um undercall, declarando ou colocando silenciosamente fichas à frente em um valor menor do que a quantidade necessária para pagar a aposta atual, sem antes anunciar “call / pago”. Um undercall será um call obrigatório quando feito diante de: 1) qualquer aposta quando em heads up; 2) da primeira aposta de abertura, em qualquer rodada de apostas, quando em um pot múltiplo. Em todas as outras situações, o critério do TD será aplicado. Para os fins desta regra, a aposta de abertura será a primeira aposta realizada em qualquer rodada (ou seja, que não um “check”); nos jogos de blinds, o BB é a aposta de abertura pré-flop. Botões de All-in podem reduzir bastante a frequência de undercalls (Veja procedimentos recomendados 1). Esta regra rege sobre quando um jogador deve pagar a aposta completa e quando, a critério do DT, poderá abrir mão das fichas colocadas no undercall e desistir da mão.

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  • Caso dois ou mais undercall aconteçam em sequência, a jogada voltará para o primeiro undercall que deverá corrigir a ação seguindo os preceitos da regra 42-B. O DT determinará como tratar as mãos dos jogadores seguintes baseado nas circunstâncias encontradas.

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  • APOSTAS INCORRETAS, UNDERBETS E UNDERRAISES:

    • Em jogos limit e no-limit, o ato de apostar ou aumentar menos que o valor mínimo permitido deve ser corrigido a qualquer momento na rodada de apostas atual (se já no river, a qualquer momento antes de o showdown começar). Ex: NLHE 100-200, pós-flop A abre para 600 e B aumenta para 1000 (um underraise de 200). C e D pagam, E desiste e o erro é percebido. Deve-se aumentar a aposta para o total de 1200 para todos os apostadores a qualquer momento antes do turn ser aberto. Após o turn, o erro permanece. Para undercalls, ver regra 42.

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  • Em jogos pot-limit, se um jogador apostar o valor do pote com base em uma contagem errada; se a contagem de pote informada for muito alta (uma aposta ilegal), ela será corrigida para todos os jogadores em qualquer ponto da rodada atual; se for muito baixa, deve ser corrigido até que ocorra uma ação substancial após a aposta. Veja anexo de exemplos.

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  • AÇÃO FORA DA VEZ (FDV):  

    • Quando houver ação fora da vez (check, call, raise) a ação voltará para o jogador correto (de quem é a vez). A ação FDV está sujeita a penalidade e é obrigatória se a ação para o jogador FDV não mudou. Um check, call ou fold do jogador que tem a vez, não muda a ação. Se a ação for modificada, a aposta do FDV não é obrigatória e qualquer aposta ou aumento será devolvida ao jogador FDV, que tem todas as opções, incluindo: pagar, aumentar ou desistir. Um fold FDV permanecerá. Ver anexo de exemplos.

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  • Um jogador ignorado por ação FDV deve defender seu direito de agir. Se houve tempo razoável e o jogador ignorado não falou antes de haver ação substancial (regra 36) FDV à sua esquerda, a ação FDV permanecerá. Um floor será chamado para decidir sobre a forma de tratar a mão ignorada incluindo declará-la morta ou permitir apenas ação não agressiva, de acordo com o critério da direção do torneio. Veja anexo de exemplos.

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  • MÉTODOS PARA PAGAMENTO: Formas aceitáveis de pagar incluem: A) declarar verbalmente "call" (pagar); B) colocando à frente fichas no valor da aposta; C) silenciosamente colocando à frente uma ficha de grande valor, ou D) silenciosamente colocando à frente múltiplas fichas iguais a um pagamento (de acordo com a regra 50). Colocar silenciosamente fichas relativamente pequenas para a aposta (ex.: NLHE, blinds 2k-4k A aposta 50k, B, em seguida, coloca silenciosamente uma única ficha de 1k) é não-padrão, fortemente desencorajado, passível de penalidade, e será interpretada a critério TDs, inclusive sendo tratado como um call completo.

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  • MÉTODOS PARA AUMENTAR: Em no-limit e pot-limit, um aumento é feito por (1) colocar, em um único movimento a totalidade das fichas no pote; ou, (2) declaração verbal do valor total antes de colocar fichas no pote; ou, (3) anunciar “aumento” (“raise”), colocar o valor do pagamento da aposta anterior no pote e completar a ação em um movimento adicional. Na opção C, se qualquer valor diferente do call, porém menor do que um aumento mínimo é colocado, será tratado como um aumento mínimo. O competidor é responsável por deixar suas intenções claras.

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  • VALORES DOS AUMENTOS:  

    • Os aumentos devem ser, no mínimo, do valor da última aposta efetuada ou do último aumento. Se um competidor fizer um aumento de 50% ou mais do que a maior aposta anterior, mas menor do que um aumento completo, este é obrigado a completar o aumento para o valor mínimo correto. O aumento será exatamente o mínimo permitido. Caso o valor seja menos de 50%, será considerado um call, ao menos que um aumento (“raise”) seja declarado previamente ou que o jogador esteja all-in (regra 50-B). Declarar um valor ou colocar à frente um mesmo valor em fichas tem o mesmo tratamento (veja regra 40-C). Ex: NLHE, a aposta de abertura é 1000, declarar verbalmente “mil e quatrocentos” ou silenciosamente colocar à frente 1400 em fichas, ambos significam um call ao menos que um aumento seja antes declarado. Veja o anexo de exemplos.

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  • Sem necessitar de maiores definições, declarar um aumento e um valor significa o total da aposta. Ex: A abre com 2000, B declara “aumento, oito mil”. O valor total da aposta é de 8000.

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  • REABRINDO A RODADA DE APOSTAS: Em no-limit e pot-limit um aumento all-in (ou múltiplos aumentos all-in) que somem menos do que a totalidade da aposta atual não reabre a ação para um competidor que já tenha agido na rodada e não está enfrentando pelo menos uma aposta ou um aumento completo quando a ação retorna para ele. Em limit, pelo menos 50% de uma aposta ou um aumento total é necessário para reabrir as apostas para os jogadores que já atuaram. Ver anexo de exemplos.

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  • APOSTAS COM FICHAS DE GRANDE VALOR: Sempre que enfrentando uma aposta, colocar uma única ficha de grande valor (mesmo quando esta for a única ficha do jogador) será considerado um pagamento se o competidor não anunciar um aumento antes de a ficha tocar a mesa. Se o competidor anunciar um aumento e colocar uma ficha de grande valor na mesa, mas não anunciar o tamanho da aposta, essa será do valor da ficha. Quando não enfrentando uma aposta, colocar uma única ficha de grande valor silenciosamente (sem declarar valor) será considerada uma aposta do valor da ficha.

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  • APOSTAS COM MÚLTIPLAS FICHAS: 

    • Sempre que enfrentando uma aposta, a não ser que um aumento seja declarado, a utilização de várias fichas em uma aposta (mesmo quando estas forem as únicas fichas do jogador) será considerada um pagamento se todas estas novas fichas adicionadas são necessárias para pagar a aposta, ou seja, a remoção de ao menos uma ficha da menor denominação apostada deixaria menos do que a quantidade para o call. Exemplo 1: Jogador A abre para 400, B aumenta para 1.100 (um aumento de 700), C coloca silenciosamente uma ficha de 500 e uma ficha de 1.000. Este é apenas um call porque a remoção da ficha de 500 deixa menos do que a quantidade do call (1.100). Exemplo 2: NLHE 25-50, pós-flop o jogador A abre para 1050 e B coloca suas duas últimas fichas (duas fichas de 1.000). B está pagando a não ser que um aumento ou all-in seja declarado antes.

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  • Caso todas estas novas fichas adicionadas não sejam necessárias para o pagamento, ou seja, retirar uma das menores fichas da aposta deixaria o valor do call ou mais: 1) caso o jogador ainda tenha mais fichas no seu stack, a aposta é governada pelo padrão de 50% da regra 47; 2) caso sejam as últimas fichas do jogador, a aposta é considerada all-in, mesmo que ela não atinja o limite de 50%.

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  • FICHAS DA RODADA ANTERIOR NÃO RECOLHIDAS: 

    • Quando um jogador apostar silenciosamente enquanto enfrenta um aumento e possui fichas à sua frente que não foram recolhidas pelo dealer da sua aposta anterior, vários fatores afetarão se esta aposta é um pagamento ou um novo aumento, incluindo: se as fichas anteriores cobrem a aposta, se quaisquer fichas anteriores são retiradas, se todas as novas fichas são necessárias para pagar, e quaisquer gestos que o jogador faça. Como podem existir inúmeras possibilidades, os jogadores são orientados a declarar verbalmente as suas apostas antes de colocar novas fichas juntas daquelas que já estavam à frente da aposta anterior.

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  • Enquanto enfrentando uma aposta, claramente recolher fichas antes de apostar, compromete o jogador com um pagamento ou um aumento, ele não poderá retornar as fichas e desistir da mão.

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  • NÚMERO DE AUMENTOS PERMITIDOS: Não há limite para o número de raises em no-limit e pot-limit. Em eventos limit, há um limite de raises mesmo quando em heads-up até que o torneio chegue a dois jogadores; o limite da casa se aplica.

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  • AÇÃO ACEITA: Poker é um jogo de contínua observação e atenção. É responsabilidade do pagador determinar a quantidade correta da aposta de um oponente antes de pagar, independentemente do que é afirmado pelo dealer ou jogadores. Se um pagador solicita uma contagem, mas recebe informações incorretas do dealer ou jogadores, então coloca o valor no pote, o pagador assume a plena e correta ação e está sujeito ao valor ou aposta all-in correta. A regra nº 1 pode ser aplicada em determinadas situações, a critério do diretor do torneio.

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  • APOSTAS E O VALOR DO POTE:  

    • Os jogadores só poderão ser informados do valor do pote em jogos pot-limit. Os dealers não contarão o pote em jogos limit e no-limit. 

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  • Antes do flop, caso o jogador que esteja no SB ou BB tenha um stack menor do que o valor inteiro dos blinds (i.e., está all-in com menos do que o blind), o cálculo do pot limit será feito como se os blinds estivessem completos, permitindo a abertura para um valor normal do pot limit. Após o flop os potes serão calculados baseado no valor correto do pote.

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  • Declarar “eu aposto o pote” não é uma aposta válida em jogos no-limit, mas compromete o jogador em fazer uma aposta de um valor válido (pelo menos o valor mínimo), e o sujeita a penalidades. Se o jogador está enfrentando uma aposta, ele deverá realizar um aumento válido.

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  • DECLARAÇÕES INCORRETAS DE APOSTAS: Se um jogador não enfrenta uma aposta e: A) declara “paguei” ou “call”, será considerado um check; B) declara “raise” ou “aumento”, o jogador deverá no mínimo realizar uma aposta mínima. Um jogador declarando “mesa” ou “check” quando enfrentar uma aposta poderá pagar ou desistir, mas não poderá aumentar.

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  • STRING BETS E AUMENTOS: Os dealers serão responsáveis por rejeitar string bets.

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  • APOSTAS FORA DE PADRÃO OU CONFUSAS: Jogadores assumem os riscos da utilização de terminologia e gestos não oficiais. Estas podem ser interpretadas de uma maneira diferente da intenção do jogador. Além disso, quando o valor de uma aposta pode, razoavelmente, ter vários significados, será utilizado o maior valor razoável inferior ou igual ao valor do pote no momento da aposta. Exemplo: NLHE 200-400: há menos do que 5.000 no pote. Um jogador anuncia “aposto cinco” sem maiores esclarecimentos. Caso não esteja claro se o significado de “cinco” é 500 ou 5000, a aposta será encarada como de 500. Caso houvesse mais de 5.000 no pote, a aposta seria de 5.000. O valor do pote significa todas as apostas anteriores, incluindo apostas à frente dos jogadores que ainda não foram recolhidas. Veja regras 2, 3, 40 e 46.

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  • DESISTÊNCIAS FORA DO PADRÃO: Se a qualquer momento antes da última rodada de apostas houver uma desistência quando não enfrentando uma aposta (ex: após um pedido de mesa ou sendo o primeiro a agir pós-flop), ou desistir fora da própria vez, ambas são ações permanentes e podem estar sujeitas a penalidades.

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  • DECLARAÇÕES CONDICIONAIS E PREMATURAS:  

    • Declarações condicionais sobre ações futuras são fora do padrão e desaconselhadas. A validade delas será regida pelo critério do DT que poderá penalizar a atitude. Exemplo: declarações tipo “se – então” como “se você apostar, aumentarei”. 

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  • Se o jogador A declara “aposta” ou “aumento” e B anuncia o pagamento antes que A diga qual é o valor exato da sua aposta, o DT determinará qual será o critério, incluindo, possivelmente, obrigar B a pagar qualquer valor que A apostar.

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  • CONTAGEM DAS FICHAS DO ADVERSÁRIO: Os jogadores têm direito a uma estimativa razoável de fichas dos adversários (Regra 25). Os jogadores só podem solicitar uma contagem mais precisa se  for a vez dele de agir e se estiver enfrentando uma aposta all-in. O jogador all-in não é obrigado a contar; se ele assim optar, o dealer ou floor vai contá-lo. Ação aceita se aplica (ver Regra 53). A regra sobre fichas visíveis e contáveis (Regra 25) auxilia bastante na precisão da contagem.

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  • APOSTA A MAIS PARA OBTER TROCO: Apostas não devem ser utilizadas para obter troco. Colocar fichas a mais do que o necessário pode causar confusões. Exemplo: A aposta 325 e B silenciosamente coloca 525 (uma ficha de 500 e uma de 25), esperando que 200 lhe sejam dados de troco. Este é um raise para 650 sob a regra de múltiplas fichas (Regra 50).  

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  • ALL-IN COM FICHAS ESCONDIDAS: Se A aposta all-in e uma ficha oculta é encontrada atrás depois que outro jogador pagou, o DT vai determinar se esta ficha faz parte da ação aceita ou não (regra 53). Se não faz parte da ação, A não terá esta ficha paga se ele ganhar. Se A perder, ele não é salvo pela ficha e o DT pode entregar esta ficha ao ganhador da mão.

  • JOGADAS: OUTRAS 

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  • FICHAS OCULTADAS E TRANSPORTE DE FICHAS: Jogadores não poderão transportar ou segurar fichas de torneio de maneira que elas fiquem escondidas. Um jogador que o faça desistirá destas fichas e poderá ser desqualificado. As fichas serão retiradas da competição. A ADTP recomenda que a organização providencie racks ou sacos transparentes para que as fichas sejam transportadas quando necessário.

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  • FICHAS PERDIDAS E ENCONTRADAS: Fichas perdidas e depois encontradas serão retiradas da competição e retornadas ao inventário do torneio.

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  • MÃOS ACIDENTALMENTE RECOLHIDAS/CORROMPIDAS/ EXPOSTAS:  

    • Jogadores são responsáveis por proteger as suas cartas todo o tempo, incluindo no showdown, enquanto aguardam que as mãos sejam lidas. Se o dealer acidentalmente retirar cartas, ou se o julgamento do DT for de que as cartas não podem ser 100% identificáveis com certeza, o participante não terá direito a recuperá-las e não receberá sua aposta de volta. Se o participante aumentou a aposta e esta ainda não foi paga o aumento será retornado ao participante. 

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  • Se uma mão foi corrompida, mas pode ser identificada, ela pode permanecer em jogo, apesar de quaisquer cartas expostas.

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  • MÃOS DESISTIDAS (FOLD): Uma mão é considerada desistida (folded) quando ela encosta nas cartas descartadas pelo dealer (muck), as cartas queimadas, ou a pilha de descarte quando voltada para baixo, seja pelo jogador ou pelo dealer.  Utilizando a Regra #1, uma pessoa da Organização pode recuperar uma mão descartada e declarar ela viva se ele acreditar que existe uma boa causa para isso e que a mão correta é facilmente recuperável. Quando estiver frente a uma aposta, o jogador que soltar suas cartas com um movimento distinto para frente vai ter elas consideradas como 'fold'. A decisão da direção é final.

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  • MÃOS MORTAS E DESISTÊNCIAS EM STUD: Em jogos de Stud, se um jogador levantar as suas cartas abertas da mesa enquanto enfrenta uma ação, sua mão estará morta. A forma correta de desistir no Stud é fechando todas as cartas abertas e empurrá-las ao dealer.

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  • ETIQUETA E PENALIDADES

  • PENALIDADES E DESQUALIFICAÇÃO:  

    • Uma penalidade pode ser aplicada se um jogador expuser uma carta com ação pendente, jogar uma carta fora da mesa, violar a regra de um-jogadorpara-cada-mão (one-player-to-a-hand), ou para incidentes similares que ocorram. Penalidades serão aplicadas em casos de soft play, abuso, comportamento abusivo, ou trapaças. 

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  • As opções de penalidades incluem avisos verbais, penalidades de “perda de mãos”, “perda de órbitas” e desqualificação. Sanções de órbitas perdidas serão avaliadas da seguinte forma: O infrator perderá uma mão para cada jogador, incluindo o agressor, que está na mesa quando a infração ocorreu, multiplicado pelo número de rodadas que serão perdidas. A organização poderá julgar penalidade de uma mão, 1, 2, 3 ou 4 rodadas ou desqualificação. Infrações repetidas estarão sujeitas a penalidades cada vez maiores. Um jogador que esteja ausente da mesa cumprindo uma penalidade poderá ser eliminado se suas fichas acabarem em razão dos blinds e ante.

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  • Durante uma penalidade, o infrator deve permanecer longe da mesa. As cartas são distribuídas para o seu lugar, seus blinds e antes são cobrados, e a mão é morta depois da distribuição inicial. Em stud, se suas cartas ditarem o bring-in, ele deve postar o bring-in.

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  • As fichas de um jogador desqualificado devem ser removidas do jogo.

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  • NÃO DIVULGAÇÃO: Os jogadores são obrigados a proteger os demais participantes todo o tempo. Portanto, estando envolvidos em uma mão ou não, não poderão:

    • Discutir o conteúdo de uma mão viva ou já desistida;

    • Sugerir ou criticar jogadas;

    • Revelar uma mão que ainda não foi mostrada.

  • O conceito de “one-player-to-a-hand” será aplicada. Entre outras coisas, esta regra proíbe mostrar uma mão ou discutir estratégia com outro jogador, espectador ou conselheiro.

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  • CARTAS EXPOSTAS E FOLD ADEQUADO: Um competidor que expuser suas cartas enquanto a ação na mão não estiver terminada poderá receber uma punição, mas não terá sua mão morta ou invalidada. A penalidade terá início ao final da mão. Ao desistir de uma mão, as cartas devem ser colocadas fechadas sobre a mesa e empurradas para o dealer, porém nunca deliberadamente expostas ou jogadas altas. 

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  • MESA/CHECK COM O “NUTS”: Poker é um jogo de ações agressivas. Pedir mesa (“check”) ou apenas pagar uma aposta (“call”) com a melhor mão possível (“nuts”) sendo o último a falar no river é considerado uma violação automática de “soft-pay”. O critério do DT será aplicado.

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  • OBJETOS SOBRE A MESA: Os jogadores não poderão colocar quaisquer objetos pessoais com a exceção de um card guard sobre a mesa do torneio. As regras da casa ditam sobre o uso da borda da mesa.

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  • IMAGEM DO JOGADOR: É proibido ao jogador utilizar máscaras, fantasias ou quaisquer outros meios que escondam completamente o seu rosto e impossibilitem sua identificação de forma permanente.

  •  

  • CONDUTA ÉTICA: Poker é um jogo individual. Ações, declarações ou comportamento que comprometam o andamento justo da competição, sejam estes conscientes ou não, são considerados antiéticos e antidesportivos. A direção irá priorizar a integridade competitiva do torneio e, para tanto, punir qualquer competidor(es) que venha(m) a trapacear ou agir de maneira antiética ou ilegal.  

  •  

  • Trapaças são todas as atitudes que um indivíduo pode tomar que infrinjam as regras do torneio para obter vantagens na competição. 

  • Trapaças poderão incluir, porém não estão limitadas a, collusion (jogar em parceria ou time), roubo de fichas, transferência de fichas entre participantes, do mesmo torneio ou de eventos distintos, marcação de cartas, substituição de cartas ou a utilização de quaisquer outros métodos ou equipamentos não autorizados. 

  •  

  • Define-se collusion como o comum acordo entre dois ou mais competidores em compartilhar informações ou jogarem em conjunto para obter vantagem no torneio. Collusion inclui, mas não se limita a, chip dumping (passar fichas), soft play, compartilhar informações sobre suas cartas com outro competidor, enviar ou receber sinais de/para outro competidor, utilização de meios de comunicação ou a internet para troca de informações para facilitar o collusion.

  • CONDUTA COMPORTAMENTAL: No intuito de manter um ambiente aprazível a todos os competidores, de forma a manter o aspecto desportivo do torneio de Poker, a direção poderá, a seu exclusivo critério, penalizar, suspender temporariamente ou desqualificar um participante que agir das seguintes formas, mas não se limitando a: 

    • Agir fora de sua vez intencionalmente e/ou repetidamente; 

    • Intencionalmente foldar e/ou jogar suas cartas no monte (muck) fora da vez, incluindo abandonar a mesa antes da sua vez de agir; 

    • Intencionalmente e/ou repetidamente declarar cartas diferentes das que possui no showdown; 

    • Intencionalmente e/ou repetidamente expor suas cartas com ação pendente na mesa; 

    • Intencionalmente e/ou repetidamente demorar tempo excessivo para agir – atrasar o andamento do jogo; 

    • Violar a regra “one player to a hand”, incluindo a discussão ou orientação sobre a mão, com um competidor da mesa ou observador, enquanto a mão está em curso; 

    • Revelar cartas que estão no monte (muck) enquanto uma mão está sendo jogada;

    • Realizar declarações errôneas e/ou falsas ou promovendo ações que possam influenciar a decisão de outro competidor;

    • Qualquer forma de soft play, incluindo verbalmente ou mutualmente aceitando “pedir mesa até o final”, inclusive quando um terceiro competidor está em all-in na mão, conspirar para permitir que os competidores sobrevivam a bolha (ex: uma mesa permanecer dando fold até o big blind na bolha);

    • Instruir ou controlar a ação de outro competidor;

    • Intencionalmente e/ou repetidamente espalhar suas apostas em cima do pote (splash the chips);

    • Jogar suas cartas fora da mesa, jogá-las no dealer ou em outro competidor de forma agressiva ou abusiva, intencionalmente e/ou repetidamente destruí-las ou danificá-las ou a outras propriedades da organização do evento;

    • Adotar comportamento abusivo, perturbador, incluindo celebrações excessivas, palavreado depreciativo e de baixo calão;

    • Utilizar vestimenta ou quaisquer outros materiais que possam conter mensagens ou incitações depreciativas, preconceituosas, ilegais ou agressivas;

    • Utilizar máscaras ou objetos que escondam a identidade de um competidor;

    • Portar armas de fogo ou armas de quaisquer tipos;

    • Intencionalmente e/ou repetidamente tocar as cartas ou fichas de outro competidor;

    • Agredir física ou verbalmente outros competidores, membros da organização do torneio ou espectadores;

    • Exibir sinais de intoxicação alcoólica, embriaguez ou uso de outras substâncias que venham a alterar o comportamento social, comprometer o bom andamento do torneio ou desrespeitar os demais competidores; e/ou,

  • Ter a higiene pessoal atrapalhando os outros competidores sentados em suas mesas. A determinação de se a higiene pessoal de um indivíduo atrapalha os outros competidores será determinada pela Equipe de Supervisão do Torneio, que pode, a seu critério, implementar sanções em qualquer competidor que se recuse a remediar a situação em uma maneira satisfatória para a organização.

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